Pimentos Recheados com Bulgur















Como já vos contei, sempre que vou de férias aproveito para trazer alguns produtos que eu gostava de experimentar e que cá não há. Desta vez na bagagem veio um pacote de bulgur (triguilho). Estava imensamente curiosa para perceber se era bom ou não! Vai daí resolvi pegar nos pimentos que comprei e recheá-los! Estava indecisa sobre qual o tipo de recheio que ia utilizar mas como já não se comia atum cá em casa há algum tempo, decidi que ia usar um dos melhores produtos cá da ilha. E posso dizer que fiquei completamente fã de bulgur (melhor do que quinoa ou trigo sarraceno)! Tenho pena de não ter trazido mais! É muito fácil de preparar e não ficou nada empapado como algumas pessoas se queixam. É tão saboroso e ficou tão bem conjugado com o atum! Não me perguntem a que sabe pois é difícil de definir, faz lembrar o sabor do trigo sarraceno mas de forma mais suave, mas experimentem, tenho a certeza que também vão gostar! O recheio dos pimentos ficou realmente muito saboroso! E quem não gostar de pimentos pode perfeitamente usar este preparado para rechear courgetes, ou outra coisa qualquer! Mas o recheio é tão bom que se pode comer mesmo assim simples! E caso se estejam a perguntar se este prato não tem acompanhamento, pois evidentemente que não! O bulgur que está no recheio já é o acompanhamento!


Pimentos Recheados com Bulgur:

meia chávena de bulgur (80gr aprox.);
1 chávena de água a ferver;
umas gotinhas de azeite;
uma pitada de sal;

1 lata de atum de 375gr (em azeite);
meia courgete verde;
meia courgete amarela;
1 cenoura;
1 cebola roxa média;
1 dente de alho;
salsa fresca picada;
uma pitada de piri-piri;

4 pimentos pequenos;

Começa-se por prepara o bulgur, colocando o mesmo num tacho e deixa-se aquecer. Não é para tostar, é mesmo só para aquecer. Junta-se a água a ferver, junta-se o azeite e o sal, mistura-se e tapa-se deixando cozinhar em lume brando. Mexe-se de vez em quando para não pegar. Assim que toda a água tiver sido absorvida, retira-se do lume e mantém-se tapado. Entretanto prepara-se o recheio colocando num tacho a cenoura e as courgetes raspadas grosseiramente, a cebola picada e o dente de algo picado miudinho. Junta-se uma colher de sopa do azeite do atum e deixa-se cozinhar até os legumes estarem tenros (praticamente não precisa azeite pois vai acabar por estufar na água que a courgete liberta). Junta-se o atum escorrido, o bulgur e o piri-piri e retificam-se os temperos. Coloca-se o recheio nos pimentos e vai ao forno já quente durante 30 minutos. Serve-se acompanhado de salada.

Nota: podem deixar os pimentos menos tempo caso gostem deles mais crocantes. E para cozinhar o bulgur podem usar o azeite do atum para dar ainda mais sabor!

Rende 4 doses

21 comentários:

  1. Nunca fiz nada com bulgur mas adoro pimento recheado!!!bj

    ResponderEliminar
  2. Também ando a experimentar ingredientes diferentes :) Ficou um prato tão giro, original mesmo!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha saudades de comer pimentos recheados! Estava tão bom! Beijinhos

      Eliminar
  3. Nunca comi bulgur mas adoro pimentos assados.
    Bela sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/almondegas-em-cama-de-legumes.html

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi bulgur!! Fiquei muito curiosa com a tua descrição!!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro bulgur! O meu marido também está rendido! Tenho feito várias receitas e só posso dizer que tenho pena de não ter tido a oportunidade de adquirir mais cedo! Beijinhos

      Eliminar
  5. adoro pimentos e estes ficaram mt bonitos e com atum hummm adoroo bjs bfs

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi bulgur mas agora deixaste-me curiosa! Ver se compro para experimentar. :) Ficou uma refeição bem bonita e colorida. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que vais gostar de bulgur! Eu adoro! Beijinhos

      Eliminar
  7. Eu olho montes de vezes para o bulgur e fico com vontade de experimentar mas vai passando...
    Estes pimentos parecem maravilhosos. Com um recheio cheio de sabor. Comi de bom agrado.

    ResponderEliminar
  8. Não conheço o bulgur... Mas adoro pimentos recheados! Acho que já me deste ideia para o almoço de domingo ;
    Beijoca!

    ResponderEliminar
  9. Ficaram bem apelativos esses pimentos ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  10. Excelente ideia! Comprei bulgur e há meses que está na despensa! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que é daqueles produtos que não merecem ficar na despensa! Beijinhos

      Eliminar
  11. Queria Elisabete,
    Fique curiosa quanto a este cereal, mas vou procurar em áreas da especialidade.
    Com bons nutrientes é sempre bom e saudável.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!