Iogurtes Caseiros




Quando eu era "bébé" (entre 1 e 3 anos) detestava leite de caixa. E por conseguinte tudo o que não fosse feito com leite de vaca. É que mesmo tentando enganar-me, ninguém conseguia! Fosse nas papas, no café, nos iogurtes, eu dava logo conta e recusava-me a comer. Tinha de ser com leite vindo diretamente das nossas vaquinhas senão nada feito! Foi por isso que a minha mãe começou a fazer os iogurtes em casa. Hábito que mantive depois de me casar. Hoje em dia gosto de leite de caixa, aprendi a gostar quando fui para o jardim de infância. E ainda bem porque agora só mesmo o leite que vem do supermercado! Fazer iogurtes em casa é muito fácil, não dá trabalho nenhum (a não ser ter de lavar os copinhos!) e podemos variar os sabores. É que aqui não encontramos muito mais para além dos sabores tradicionais, morango, pêssego, tutti-frutti, coco. Depois ainda há aqueles de stracciatella, cereais e pedaços de morango e pêssego. De resto nada de novo. Por isso em casa podemos dar largas à imaginação! Tem ainda a vantagem de podermos controlar os açúcares e as gorduras, não é maravilhoso?! Agora perguntar-me-ão se compensa. Tendo em conta o preço de alguns iogurtes que existem no mercado, se calhar não compensa; provavelmente ficará um nadita mais caro. Mas compensa em termos de sabor pois os caseiros não têm um sabor artificial, para além que que ficam uns iogurtes muito mais naturais e saudáveis! Em breve conto-vos também como faço iogurte grego. É igualmente fácil e vale 100% a pena. Fiquem por aí!


Iogurtes Caseiros:

1L de leite à temperatura ambiente (uso meio gordo);
1 iogurte natural;
meio copo do iogurte de leite em pó (opcional).

Numa taça mistura-se o iogurte e o leite em pó com o auxílio de uma vara de arames. Por fim junta-se o leite e envolve-se. Verte-se nos copos de vidro que deverão estar devidamente lavados e esterilizados. Coloca-se os copos na iogurteira e deixa-se durante a noite (8 a 10 horas). No dia seguinte retira-se, tapa-se e conserva-se no frigorífico.

Notas: eu não junto açúcar mas podem adoçar com mel, açúcar demerara, etc. Uso leite em pó pois faz com que os iogurtes fiquem mais cremosos, mas é opcional, se não quiserem não têm de usar. No verão como está mais calor, por vezes o iogurte não fica tão consistente e por isso uso 2 iogurtes naturais em vez de 1. Se quiserem podem usar iogurte de aroma. Para esterilizar os frasquinhos podem fazê-lo num tacho com água colocando os copinhos lá dentro e deixar que fervam alguns minutos ou então podem fazê-lo colocando apenas os copos no microondas, programar 2 minutos e já está! Qualquer dúvida disponham!

Rende 7 iogurtes

24 comentários:

  1. Nunca fiz iogurtes caseiros, porque precisava de uma iogurteira. A minha mãe chegou a ter uma mas estragou-se e nunca mais voltámos a ter... mas tenho muita curiosidade porque sou aficcionada em iogurtes e gostava de os fazer em casa e saber a quantidade exacta de açúcares que leva!
    Os teus ficaram lindos Elisabete, já comia um com granola! Parecem deliciosos e com leite dos Açores ainda melhor ;)
    Beijinhoooos!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia já se encontram iogurteiras a preços bem simpáticos, e pode-se também comprar de segunda mão embora aí seja mais arriscado. E há também umas que em vez de copinhos individuais trazem uma cuba com balde para de fazer o iogurte todo de uma vez e depois então distribuir por frascos. Mas pode-se fazer iogurtes sem iogurteira. Nesse caso terá de se amornar o leite para então misturar tudo. Terá também de se aquecer o forno para estar a uma temperatura amena. Abafa-se o preparado e deixa-se no forno (desligado) a noite toda. Eu experimentei uma vez com a minha mãe, já há muitos anos, mas nunca mais voltei a fazer pois tendo iogurteira é muito mais prático! Beijinhos

      Eliminar
  2. Vou levar a receita comigo,...tenho uma iogurteira e ainda não me aventurei na saga dos iogurtes :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary, garanto, depois de experimentares não vais querer outra coisa! Digo eu! E se tens iogurteira então vale mesmo a pena! Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu amo iogurte, faço sempre aqui em casa.
    Suas fotos estão lindas!
    Fiz o chutney, ficou perfeito, muito bom o meu esposo adorou!
    Ontem foi o aniversário do meu esposo fiz alguns quitutes o chutney comemos com torradas.

    Beijinhos minha querida ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Fico sempre muito contente quando me dizem que experimentaram e gostaram! beijinhos

      Eliminar
  4. Há 30 anos ... fazia_os em quantidades industriais para os filhos!
    Agora só quando houver netos 🙌 bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de hoje em dia haver iogurtes à venda com fartura, continuo a gostar de fazer em casa! beijinhos

      Eliminar
  5. Nunca provei um iogurte caseiro, mas tenho bastante curiosidade :) A minha mãe também fazia quando ainda era solteira mas " no meu tempo" já não. Às vezes fico a olhar para as iogurteiras, fico mesmo tentada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem um sabor característico, diferente dos iogurtes que se compram. Eu gosto muito e os meus filhos também. Aliás, o meu filho mais velho sempre preferiu os caseiros. Uma iogurteira pode durar um vida. Quer dizer, pelo menos as de antigamente duravam! Estas modernas não sei! Há iogurtes de compra saudáveis, mas eu acho que os caseiros são ainda mais saudáveis. beijinhos

      Eliminar
  6. Gosto muito de iogurtes e costumo fazê-los mais pelo verão. Manias! Agora, ao ver os teus, fiquei com vontade.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De inverno faço menos, mas no verão a iogurteira está sempre a trabalhar! Feliz dia das amigas! beijinhos

      Eliminar
  7. Pois eu não consigo beber leite facilmente, e por isso há alguns que troquei por bebida de aveia, arroz e agora faço de avelã que adoro!
    Já fiz iogurtes em casa várias vezes e sem dúvida que o facto de podermos escolher os sabores e uma mais valia e claro o saber que está dentro do pote é tão importante que vale bem a pena lavar os frascos várias vezes!

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando era adolescente adorava ter uma caixa de leite no frigorífico para poder ir lá beber sempre que me apetecia, isto no verão claro! Agora vou variando entre o leite e as bebidas de amêndoa, arroz, aveia, soja (este último é o que menos aprecio), etc. Ainda não me atrevi foi a fazer iogurtes com essas bebidas, os chamados iogurtes vegetais. O processo não é tão simples como fazer com leite normal. Pelo menos com leite normal eu sei que nunca falha! beijinhos

      Eliminar
  8. Acreditas que nunca provei um iogurte caseiro? Por vezes penso em comprar uma iogurteira, mas penso que nem sou muito de comer iogurtes e acabo por desistir. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se se consome bastante, acho que é um bom investimento. Se só se come 2 ou 3 iogurtes por semana então já não compensa tanto assim. beijinhos

      Eliminar
  9. Que engraçado, desde que sou gente nunca gostei de leite e quando era miúda não suportava por nada. E não era apenas leite, iogurtes também não eram bem vindos e por essa razão os meus pais compraram uma iogurteira para fazer os meus iogurtes, algo que comecei a comer com prazer. Depois cresci e deixei de ser esquisita com os iogurtes (apenas com o leite) e só há alguns anos atrás é que voltamos a tirar as teias de aranha da iogurteira e desde então, volta e meia sai mais uma rodada, que adoro. Uma máquina velhinha, quase tão velha como eu :D mas que ainda continua a fazer as minhas delícias :)
    Beijinhos e bom fim-de-semana ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A da minha mãe também é mais velha do que eu e funciona na perfeição! Material antigo era de qualidade! Beijinhos

      Eliminar
  10. Nunca fiz iogurtes, mas a minha sogra faz e eu adoro ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ótimo, e então quando temos crianças é ainda melhor, os meus adoram! Já fiz tantos sabores que eles estão sempre à espera da próxima novidade! beijinhos

      Eliminar
  11. Também costumo fazer iogurtes caseiros mais no verão e ficam muito bons mas eu faço com o leite morno umas vezes ponho leite em pó outras não. Fico à espera da receita dos gregos que também gosto muito. Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca aqueço, mas uso à temperatura ambiente. Como a iogurteira mantém uma temperatura certa e constante nem me dou ao trabalho de aquecer e também não noto diferença no resultado. Os gregos são muito fáceis e tão mas tão bons! Beijinhos

      Eliminar
  12. Haha, eras uma bebé com bom gosto :D Ainda bem que conseguiste dessa forma 'implantar' os iogurtes caseiros, porque são um hábito muito bom. Eu não costumo fazer, mas tenho de experimentar esta tua receita, parecem ter ficado ótimos! E quero ver como fazes esse grego, porque é um dos meus iogurtes preferidos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai o grego! Desde que comecei a fazer fiquei viciada! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!