Molho de Tomate


Não uso molho de tomate de compra, acho que já nem me recordo do sabor mas garantidamente não deve ser melhor que o caseiro. De qualquer modo fazer molho de tomate em casa não tem nada que saber, é relativamente rápido e os ingredientes naturais ditam a qualidade do molho. Este versão por ser menos calórica só tem vantagens!


Molho de Tomate:

1kg de tomates;
meio pimento vermelho;
2 cebolas médias;
4 dentes de alho;
1 colher de chá de flor de sal;
1 pitada de piri-piri;
1 colher de sobremesa de mel;
um pouco manjericão ou orégãos (podem ser secos);
meio copo de água;

Picam-se todos os ingredientes e tritura-se muito bem no liquidificador. Junta-se a água e tritura-se novamente para ficar bem cremoso. Vai ao lume num tacho cerca de 15 minutos ou até ferver um pouco.

Na Bimby: No copo da bimby colocam-se todos os ingredientes picados e tritura-se (poder ser no turbo). Junta-se a água e tritura-se novamente. Quando estiver bem homogéneo programa-se 15 min/temp. 100º/vel.

Usa-se de imediato, guarda-se no frigorífico por 3 a 5 dias ou congela-se.

Nota: se optarmos por congelar é preferível fazê-lo em doses mais pequenas, assim evita-se descongelar mais do que o necessário e temos sempre molho pronto a usar para quando é preciso.

Rende 4 a 5 doses: 73Kcal/dose

53 comentários:

  1. Olá!
    Ficou com uma cor linda. Também faço muitas vezes molho de tomate mas não coloco pimento, deve ficar bom.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não que se note muito mas eu gosto de juntar, dá ali um sabor subtil muito bom! Para além de que também dá cor! Beijinhos

      Eliminar
  2. Tudo o que é feito por nós tem realmente outro sabor. bjs e bons cozinhados com esse molhinho bem apetitoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os cozinhados já foram feitos e estavam bem bons! Beijinhos

      Eliminar
  3. Nunca fiz molho de tomate para congelar, por norma faço na hora junto com a comida. Mas é realmente super prático, ainda vou ter que o fazer. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também prefiro fazer na hora mas como rende bastante acabo por congelar uma parte, e ainda bem porque assim está sempre pronto a usar, é só deixar descongelar, dar uma fervura e fica como se tivesse sido feito na hora! Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu confesso, uso molho de tomate de compra mas o caseiro é bem melhor! E é algo que adoro, muito tomate!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu marido não é grande fã de molho de tomate mas gosta muito do caseiro! Ainda bem porque seria bem pior se ele gostasse mais do de compra! Beijinho

      Eliminar
  5. Sem dúvida que não tem comparação. Também sou fã de um bom molho caseiro!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este agrada-me muito pois é saboroso e light! Beijinhos

      Eliminar
  6. Caseiro é sempre bem melhor, sem dúvida ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    Adoro molho de tomate! Também faço em casa quase sempre... Confesso que de vez em quando ainda uso de compra, não porque eu compre, mas porque há quem compre e eu não gosto de deitar nada fora.
    O sabor é diferente, sendo que gosto mais do caseiro, que será de certeza muito mais saudável.
    A tua receita parece-me muito bem!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas é daquelas receitas de molho de tomate que não obedece a refogados, é simples e rápida de fazer e mesmo assim fica muito saborosa, e claro, mais saudável! Beijinhos

      Eliminar
  8. Um bom molhinho caseiro é sempre a melhor escolha. Uma versão saudável tanto melhor.
    Obrigada e beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o molho de tomate caseiro faz toda a diferença! Beijinhos

      Eliminar
  9. Já fiz caseiro, mas sinceramente ultimamente tenho optado por comprar, talvez por preguiça e realmente é tão prático e dá para congelar. Agora fizeste-me pensar nisso :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dura bastante tempo no congelador! Podes sempre fazer em maior quantidade, congelas em frascos individuais e vais tirando do congelador à medida que vais usando! É daquelas coisas que vale muito a pena! E então na altura dos tomates da horta, aí é que vale mesmo a pena! Beijinhos

      Eliminar
  10. Um molho que dá sempre jeito ter à mão, pois é super versátil.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  11. Raramente faço uso mais tomate enlatado, esse ficou excelente.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta muito bom! Usar tomate enlatado também é uma boa opção, e até podemos fazer molho caseiro com ele! Beijinhos

      Eliminar
  12. Não há nada que se compare a molho de tomate caseiro.
    Até a cor é diferente, adoro!
    Beijinhos
    Ana C.
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, em casa nunca fica aquele vermelho intenso igual ao de compra, vê-se logo que o caseiro é sem corantes nem conservantes! Eu sou apologista do 100% feito em casa, em tudo! Beijinho

      Eliminar
  13. olá minha querida! pois aqui está uma dica preciosa para uma coisa que nunca fiz! obrigada apelas sugestões sempre tão úteis!

    ResponderEliminar
  14. Caseiro é caseiro! Constatação: és fã de mel. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é que não há mesmo dúvida nenhuma, caseiro é caseiro! Sou fã de mel, é um facto, mas uso mel nas minhas receitas com frequência porque cá não encontro stevia nem açúcar de coco. Como se costuma dizer, quem não tem cão caça com gato! Ainda por cima temos cá mel de grande qualidade! Beijinhos

      Eliminar
  15. Aqui em casa plantamos sempre alguns pés de tomate e no verão, quando os tomates atingem o ponto certo de maturação, utilizo sempre uma parte para fazer molho de tomate e congelar (para pizzas e massas). Além disso, também costumo congelar já picado para o arroz e descobri o ano passado que também se faz uma polpa de tomate caseira muito boa, sem precisar de congelar e que dura meses. Para quem, como eu, anda sempre às turras com o espaço do congelador, é uma boa ideia :)
    Em relação ao molho, fiquei curiosa com o toque de mel, nunca experimentei ...
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mel foi para substituir o açúcar. No molho de tomate deve-se pôr um bocadinho de açúcar pois corta um pouco a acidez do tomate e destaca o seu sabor. Mas como na dieta convém evitar o açúcar optei por um adoçante natural, neste caso o mel! Nem imaginas como gosto de arroz de tomate! Beijinhos

      Eliminar
  16. Está com uma cor bem bonita e a receita é fácil e rápida. Se o pusermos em couvetes de gelados ficamos com doses individuais prontas para quando precisarmos. Tenho de experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho 2 cuvetes cheias no congelador, quando preciso de pouco vou lá buscar um quadradinho! Beijocas

      Eliminar
  17. Também faço assim o molho de tomate! Na época dos tomates, chegam cá a casa grandes quantidades oferecidas pelos pais, sogros, amigos e é uma forma de aproveitar estes produtos caseiros cheios de sabor.
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com os tomates da época faz toda a diferença! Ganha em termos de cor e de sabor! Beijinhos

      Eliminar
  18. Não há nada como uma receita caseira! A cor ficou magnífica!
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! O molho de tomate caseiro é sempre melhor! Beijinhos

      Eliminar
  19. Molho de tomate caseiro é algo que cá em casa também nunca falta.
    O teu tem uma cor magnifica :)
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma cor que nada tem a ver com o de compra, gosto muito mais do molho caseiro em todos os aspetos! Beijinhos

      Eliminar
  20. Eu adoro o caseiro e aqui o meu marido que nem aprecia muito até gosta desse. Fica com uma cor linda e se formos a ver até se torna prático. ;)
    Um beijinho,
    Sarinha.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta receita mais light é ainda mais prática do que o normal! Sou fã de molho de tomate caseiro! Beijinhos

      Eliminar
  21. Hummmm, que maravilha!!! Eu compro quase sempre pronto ;)
    Beijinhos, bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gosto nada do de compra, só mesmo em último caso! Depois de se experimentar o caseiro acho que depois não se quer outra coisa! Beijinhos

      Eliminar
  22. Ficou com uma cor fantástica,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  23. Aqui está algo que nunca fiz mas tenho imensa curiosidade!! Levo a receita comigo, adoro almondegas e a minha irmã iria delirar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei bastante! É uma forma diferente de comer peixe! Beijinhos

      Eliminar
  24. Opa enganei-me :( O comentário era as almôndegas que li, não sei como fiz isto :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem problema nenhum até porque as almôndegas foram feitas com este molho! Beijinhos

      Eliminar
  25. É uma das coisas que compro sempre, já que é tão prático e se encontra facilmente barato e sem aditivos... Mas o sabor do caseiro nem se deve comparar! Que cor linda :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que não tem mesmo comparação, o caseiro é muito melhor, eu acho! Beijinhos

      Eliminar
  26. confesso que só faço o meu molho de tomate, na altura deles... para aproveita-los ...
    mas essa mistura de ingredientes agrada-me :)
    de certeza fica bem saboroso :)
    bjs
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também faço na época deles uma grande porção e depois congelo para ter durante todo o ano! Nada como um molho de tomate caseiro! Beijinhos

      Eliminar

Grata por passarem pela minha cozinha!